Trecho do livro Reference Service, de Ranganathan

Nota

O breviário de hoje é um trechinho de um livro que fala sobre serviço de referência. Nessa citação, Ranganathan diz quais são os cinco métodos que devem dar suporte a formação de um bibliotecário de referência.

“O serviço de referência não pode ser aprendido meramente ouvindo palestras ou lendo livros sobre ele. Ambos os métodos são necessários; mas eles próprios não são suficientes. Os estudantes e os professores devem adotar o método quíntuplo de:
[Período como] Aprendiz ou método clínico;
Realização de leituras [acadêmicas];
Método prático;
Trabalho preparatório com materiais de referência; e
Discussão.
Esses cinco métodos terão que ser cuidadosamente ajustados em relação ao tempo.” (RANGANATHAN, 1961, p. 46, tradução minha).

REFERÊNCIA

RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. Reference Service. Bombaim: Asia Publishing House, 1961. Disponível em: <http://arizona.openrepository.com/arizona/handle/10150/106346> Acesso em: 20 out. 2018.

Nota do CRB-3 sobre as eleições para o Triênio 2018-2020

Nota

Reproduzo abaixo postagem do Conselho Regional de Biblioteconomia – 3ª Região com informações referentes as eleições para o Triênio 2018-2020.

**********

Bibliotecário, sua participação é fundamental!

As eleições para o CRB-3 para o triênio 2018-2020 ocorrerão no período de 10 a 14 de novembro por via eletrônica (INTERNET) e somente dia 14 de novembro presencial.

LEMBRETES IMPORTANTES:

– o endereço residencial cadastrado no Conselho deverá estar atualizado, pois nos próximos dias será recebida correspondência em seus respectivos endereços, com a senha para que efetuem a votação e demais informações; Continuar lendo

Preparativos para o aniversário do blog Estante de Bibliotecária

Nota

O aniversário do Estante de Bibliotecária vai ser dia 16 de novembro, mas até lá vocês e eu temos muito que organizar. Isso mesmo. Vocês leram certo: vamos organizar essa comemoração juntos! \o/

Vocês têm duas tarefas simples para realizar e é delas que depende o sucesso da comemoração. Por isso avia, meu povo!

TAREFA 1

Responder um questionário online sobre o blog. São apenas algumas perguntinhas sobre sua experiência e expectativas em relação ao conteúdo futuro. O questionário recebe respostas até o dia 27 de outubro.

Link para o questionário de avaliação: https://goo.gl/QW37zE

Spoiler: tem surpresa para quem me ajudar nessa tarefa. 😉

TAREFA 2

A segunda tarefa é votar e ajudar a escolher os temas que darão origem as postagens especiais de aniversário. SIM!!! Vocês vão bater o martelo sobre o que eu vou escrever. Por isso votem, façam campanha e divulguem a enquete. A votação ficará aberta até o dia 27 de outubro.

Link para a enquete: https://goo.gl/oMuEvg

Os dois temas mais votados darão origem as postagens do dia 9/11 e 23/11. No dia 16 de novembro, data do aniversário do blog, teremos uma postagem comemorativa.

É isso, conto com vocês para fazer o aniversário do Estante de Bibliotecária acontecer e ser lindão!

Quantas escritoras estão no seu catálogo?

Nota

E se uma pessoa chegasse hoje, agora, nesse exato minuto, na biblioteca onde você trabalha procurando livros escritos por mulheres? De quantas escritoras diferentes você teria obras para oferecer? Quão variados seriam os temas e gêneros dessas obras? Quão diverso seria o perfil dessas escritoras?

Sim, porque se tem uma coisa que nós, mulheres, não somos é pasteurizadas, homogêneas, portanto, nossa escrita também não é pasteurizada, homogênea. Assim como nós, ela é plural. Assim como ela, o acervo das bibliotecas também deve(ria) ser.

Me peguei pensando nisso dia desses e resolvi compartilhar esse questionamento com vocês. E aí, quantas?

Mais um ano se passou…

Nota

O ano de 2016 tem sido cheio de altos e baixos pro Estante de Bibliotecária, mas, apesar dos pesares, o blog segue existindo e tentando ser útil para todos/as vocês que acompanham minhas postagens.

Obrigada pela companhia e contribuições sempre construtivas! ❤

birthday-cake-380178_640

Hora de apagar as velinhas. Fonte: Pixabay

Até agora foram 70 postagens e essa que vos tecla viveu um monte de experiências novas e desafiadoras no trabalho e fora dele também. Teve assunto novo, novos seguidores e um monte de novas leituras e ideias que ajudaram o Estante de Bibliotecária a trilhar mais um ano de existência na blogosfera.

É ótimo está aqui com vocês e que venha mais um ano! 🙂