Desde que comecei o blog (e todas as outras facetas que ele assumiu ao longo dos anos) as ferramentas que utilizo para organizar, rascunhar e dar forma definitiva as postagens mudaram um pouco. Na postagem de hoje compartilho as que mais tenho utilizado ao longo de 2020.

Alertas
Essa é bem famosa, pois trata-se do sistema de alertas do Google. Comecei usando a “versão” dessa ferramenta incorporada ao Google Acadêmico para acompanhar produções acadêmicas sobre meus temas de interesse e, com o tempo, comecei a usar o Alertas do Google propriamente dito. Essa ferramenta permite acompanhar um assunto / tema em notícias, blogs e outros tipos de sites.
Canva
Essa é a ferramenta queridinha de produtores de conteúdo. Uso o Canva a cerca de 4 anos em diferentes instâncias do meu trabalho. É uma ferramenta com recursos ótimos para produzir os mais variados tipos de documentos com um design mais atrativo. Uma das vantagens de usar ferramentas como essa é que, se você for atenta, consegue trabalhar seu olhar e habilidades para aplicar noções básicas de design quando estiver trabalhando com outros instrumentos. Então, não ache que o Canva é um fim em si mesmo. #ficaadica
Keep
O Google Keep talvez seja a versão melhorada de um bloco de notas mais interessante disponível no mercado, pois, embora possua alguns recursos de categorização de conteúdo, ele se mantem fiel a ideia de ser uma ferramenta para fazer anotações rápidas e sem firulas. Os recursos extras que ele incorporou – como as caixas de marcação – não foram feitos pra ampliar as funções básicas da ferramenta, mas sim deixá-la ainda mais simples e adequada para ser usada em anotações corriqueiras como, por exemplo, fazer uma lista de compras. Adoro a interface limpa dele para rascunhar postagens.
MailChimp
Uso o MailChimp para enviar a Newsletter Estante de Bibliotecária. Gosto dessa ferramenta porque ela me permite pré-formatar o layout da newsletter de um jeito relativamente simples. Isso me poupa um bocado de tempo. Além disso, as ferramentas de gerenciamento de inscritos e métricas de interação com conteúdo são boas.
O Pocket é uma espécie de versão 2.0 da barra de favoritos do computador, pois permite o armazenamento e gerenciamento de links. Como tenho um pouco de aflição com listas de favoritos bagunçadas, utilizo essa ferramenta para guardar os links de conteúdos que pretendo consultar a médio e longo prazo separados por tags. Também é possível usá-lo, especialmente se você instalar o aplicativo, para ter sempre mão aquela lista de links que você salvou “para ler mais tarde”, mas nunca lê. Se liga?
Trello
Essa é uma ferramenta que já foi e voltou pra minha vida algumas vezes. No momento, tenho usado ela para organizar o meu fluxo e ritmo de trabalho aqui na Estante e também em outros projetos, mas isso é papo pra depois. Diferente de outros períodos tenho experimentado mais os recursos e jeitos de incorporar o Trello na organização, então talvez agora eu consiga aproveitar melhor o potencial dele.
Existem algumas outras ferramentas as quais também recorro dependendo da situação, mas, por ora, as 6 listadas acima são as que mais tem me acompanhado na produção de conteúdo aqui para Estante de Bibliotecária.
Até a próxima postagem! 🙂
Justo a informação que necesitaba. Obrigada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi! Bem vinda a Estante! 🙂 Quanto ao Trello, uma coisa que acho bacana é que dá para utilizá-lo de maneiras diferentes. Certeza esse é um dos segredos de sucesso dessa ferramenta.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Trello é vida! Uso pra organizar meus fluxos de trabalho com preparação e revisão de texto. 😀 Acabei de descobrir seu blog, estou bem feliz! Um abraço!
CurtirCurtido por 3 pessoas