Resenha -Altmetria para bibliotecários

NASCIMENTO, Andréa Gonçalves do. Altmetria para bibliotecários: guia prático de métricas alternativas para avaliação da produção científica. São Paulo: Scortecci, 2017.

Capa do livro Altmetria para bibliotecários
#PraCegoVer: Capa do livro Altmetria para bibliotecários. Na capa aparece um gráfico de barras nas cores amarelo e verde claro. O nome da autora (no topo), o título e o subtítulo (no centro) e o nome do prefaciador (na parte de baixo) estão escritos na cor preta. Fonte da imagem: Amazon

Andréa Gonçalves é graduada e mestra em Biblioteconomia. Ela possui significativa experiência na área de comunicação científica tendo atuado junto a projetos como SciELO e RedALyc. No livro Altmetria para bibliotecários ela compartilha seus conhecimentos sobre métricas alternativas de pesquisa.

Esta obra está dividida em quatro capítulos. O primeiro deles trata brevemente do cenário atual da comunicação científica destacando a necessidade dos bibliotecários que atuam no meio acadêmico acompanharem as mudanças vinculadas a esse tema. A autora argumenta que essa postura é fundamental para que os profissionais sejam capazes de atender adequadamente os diferentes tipos de usuários que frequentam bibliotecas acadêmicas e de pesquisa.

O capítulo dois inicia tratando do impacto acadêmico e dos entendimentos a ele associados. O cálculo do fator de impacto – um dos indicadores mais antigos e famosos – os usos feitos dessa métrica e as críticas por ele recebidas são discutidos na primeira parte do capítulo. Nesse ponto a autora salienta que existem diferentes tipos de impacto e cada um indica um aspecto da publicação, ou seja, nada de considerá-los isoladamente. Ainda na primeira parte do capítulo dois são apresentadas as métricas dedicadas a artigo, autor, periódico e instituição. Achei essa diferenciação um ponto forte do livro, pois ainda é comum ver bibliotecários e pesquisadores confundindo os tipos de métricas existentes e a explicação feita pela Andréa ajuda a entender as características de cada uma delas.

Na segunda parte do capítulo dois, a autora fala um pouco sobre bibliometria. Nesse ponto ela não se aprofunda no conceito de bibliometria, mas sim nas ferramentas que fornecem essas métricas.

É na terceira parte do capítulo dois que a autora inicia a discussão específica sobre altmetria. Ela começa destacando que as métricas alternativas são indicadores “[…] que ajudam a entender como os resultados de pesquisa são vistos e usados em ambiente online […]” (NASCIMENTO, 2017, p. 56). Esse tipo de métrica não veio para substituir indicadores clássicos, mas sim para complementá-los. São apresentadas as fontes para medição altmétrica, os padrões, as vantagens e os desafios para implementação desses indicadores por parte dos sujeitos interessados.

O capítulo três é inteiramente dedicado a exposição das ferramentas para obtenção de métricas alternativas. São apresentados o Impacstory, a Altmetric, a PLOS ALM e o Plum Analytics.

O capítulo quatro inicia abordando como os bibliotecários podem incorporar a altmetria nas suas atividades. Este capítulo traz algumas propostas de exercícios que visam facilitar a familiarização do/a bibliotecário/a com as ferramentas apresentadas no capítulo anterior. O livro possui ainda dicas de fontes para quem deseja se aprofundar nos estudos sobre altmetria e um glossário formado pelos principais termos relacionados ao tema.

Gostei bastante do livro e creio que a autora conseguiu apresentar as informações de maneira didática e objetiva. Essa é uma obra que ajuda a preencher lacunas e, com certeza, ajudará bastante quem está começando a pesquisar o tema.

REFERÊNCIAS

NASCIMENTO, Andréa Gonçalves do. Altmetria para bibliotecários: guia prático de métricas alternativas para avaliação da produção científica. São Paulo: Scortecci, 2017.

 

2 comentários em “Resenha -Altmetria para bibliotecários

  1. Oi, Bosco!
    Obrigada pela visita e pelos elogios.
    O conteúdo do livro é introdutório e pode ajudar sim quem está começando a conhecer o tema 🙂

    Curtir

  2. Excelente resenha! Parabéns!! Você escreve muito bem!!! Fiquei com vontade de ler este livro, para enteder o que vem a ser altimetria e bibliometria. Seria uma boa indicação? Ou o livro está mais para os iniciados?

    Curtido por 1 pessoa

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.