Mas por quanto tempo duram os direitos patrimoniais de uma obra?

Oi, pessoas!

Para responder a pergunta que está no título desta postagem fiz um quadro resumindo os principais prazos. Esse quadro foi elaborado a partir da Lei Nº 9.609/1998 que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, e da Lei Nº 9.610/1998 que altera, consolida e atualiza a legislação brasileira sobre Direitos Autorais.

No caso do Brasil, a regra básica é 70 anos de proteção após a morte do autor, mas existem exceções. No quadro abaixo você pode conferir um resumo com os prazos e regras envolvidos nessa contagem.

PRAZOS DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS PATRIMONIAIS NO BRASIL

Tipo de obra Prazo de proteção Observação
Regra geral

(Obras literárias, artísticas ou científicas)

70 anos A contagem começa a partir de 1º de janeiro do ano seguinte a morte do autor.
Obras póstumas 70 anos Seguem mesmo critério de contagem descrito acima.
Obras em coautoria 70 anos Se for coautoria indivisível, o prazo será contado a partir de 1º de janeiro do ano seguinte a morte do último dos coautores.
Audiovisuais e fotografias 70 anos A contagem começa a partir de 1º de janeiro do ano seguinte a primeira divulgação da obra.
Obras anônimas ou sob pseudônimo 70 anos A contagem começa a partir de 1º de janeiro do ano seguinte a primeira divulgação da obra. Porém, se o autor/a for conhecido antes de findo esse prazo a contagem passa a obedecer a regra geral.
Software 50 anos A contagem começa a partir de 1º de janeiro do ano seguinte da publicação.

Encerrados esses prazos a obra cai em domínio público, ou seja, qualquer pessoa poderá exercer os direitos de reprodução, distribuição e comunicação da obra. Se você quer saber se uma obra está em domínio público e/ou consultar esse tipo de conteúdo uma boa dica é acessar o Portal Domínio Público. Nele existem cerca de 198.119 itens entre texto, áudio, vídeo e imagens.

Ah, lembrando sempre que os direitos patrimoniais cessam, mas os direitos morais não. Ou seja, você continua tendo a obrigação de informar quem é autor ou autora sempre que utilizar uma obra na íntegra ou parcialmente.

Até a próxima postagem! 😊

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.