Podcasts sobre Biblioteconomia

Estou me tornando a lôca dos podcasts. Tem, pelo menos, 10 podcasts diferentes que estou me esforçando para acompanhar e uma lista mais ou menos do mesmo tamanho de podcasts que gostaria de acompanhar. E no meio dessas e de outras opções encontrei dois podcasts focados em questões bibliotecárias. \o/ \o/ \o/

Mas antes de qualquer coisa, aqui vai uma definição básica: “O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.” (MIRO, 2014, documento online).

technology-3042044_640
#PraCegoVer: Fotografia colorida. Em primeiro plano aprece um microfone. Ao fundo aparece um notebook ligado. A imagem está propositalmente desfocada e não é possível ver claramente o que é exibido na tela do computador. Fonte: Pixabay

Os podcasts com foco em Biblioteconomia que encontrei são o Dewey Decibel Podcast e o The Librarian Is In Podcast e ambos são em inglês. Ainda não encontrei nenhum com esse foco em português. Se souberem, me avisem! Mas bora falar do conteúdo desses dois lindos.

Dewey Decibel Podcast

Este podcast estreou em abril de 2016 e conta com 28 episódios. Ele é um projeto do periódico American Libraries, que é mantido pela American Library Association (ALA). Os programas adotam o formato de entrevista e os temas abordados são bem variados. Já teve episódio sobre preservação de acervo, design em bibliotecas, leitura, cooperação, advocacy, cibersegurança, dentre outros. Cada programa dura entre 30 minutos e uma hora. Apesar de trazer alguns temas técnicos, o host (apresentador) e os convidados tentam tornar as discussões acessíveis para quem não é um especialista no tema discutido no episódio.

The Librarian Is In Podcast

Realizado pela Biblioteca Pública de Nova Iorque, este podcast estreou em dezembro de 2015 e seus episódios duram, mais ou menos, uma hora. Achei a postura dos hosts (um homem e uma mulher, ambos bibliotecários) mais leve que a do podcast que mencionei anteriormente. Em alguns episódios rolam entrevistas, mas, no geral, os apresentadores conversam e trocam experiências. Tem muitas dicas de leitura e comentários sobre cultura pop. Porém, apesar da atmosfera leve, temas mais “sérios”, como imigração e preconceito, também são abordados e, lógico, tem espaço para falar do dia a dia na biblioteca.

Em um dos episódios descobri que por lá as pessoas também perguntam se pra ser bibliotecário/a tem que ter lido todos os livros da biblioteca. Eu sempre rio quando me perguntam isso. 😀

Eu sei que alguns de vocês vão chiar e dizer “ah, mas que chato é em inglês”. Mas, particularmente, tô usando os podcasts como um jeito de tentar melhorar minha compreensão da língua inglesa. Não sou fluente nesse idioma, então está sendo um desafio. Deixo aqui essa sugestão para vocês. Acho que é uma oportunidade de ganho duplo: acompanhar as discussões da área que acontecem em outro país e ainda praticar um outro idioma.

Izabel, mas como eu faço para ouvir esses programas, acompanhar esses discussões e ainda praticar meu inglês?

Bem, você pode ouvir os episódios online ou instalar um agregador de podcast no seu celular para facilitar o acompanhamento desses e de outros programas. Para ouvir o Dewey Decibel Podcast online (no Sound Cloud) clique aqui. Para ouvir o The Librarian Is In Podcast online clique aqui. O Mundo Podcast elaborou uma lista – clique aqui para acessá-la – com várias sugestões, gratuitas e pagas, de agregadores de podcast.

Abraços e até a próxima postagem!

REFERÊNCIAS

MIRO, Thiago. O que é podcast? 22 set. 2014. Disponível em: <https://mundopodcast.com.br/artigos/o-que-e-podcast/> Acesso em: 25 ago. 2018.

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.