As bibliotecas estão no Instagram and I think that’s beautiful

Hello, people!

social-1834010_640
As bibliotecas vão dominar o Instagram. Fonte da imagem: Pixabay

Vocês já atualizaram os stories de vocês hoje? 😉 😀 Calma que eu não vou lá conferir. Essa pergunta é só porque a postagem de hoje é sobre bibliotecas e Instagram. Essa mídia social tem sido cada vez mais utilizada pelas bibliotecas e existem vários perfis que – seja pela criatividade das postagens, riqueza do acervo ou pela diversidade de programação da instituição que o mantém – vale a pena acompanhar. Então, vamos a sete deles!

Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista

Essa biblioteca é uma iniciativa única no Brasil e tem por objetivo colaborar para a compreensão da fotografia nas suas variadas formas de expressão. No Instagram  (@bibliotecaimspaulista) tem fotos dos eventos e das coleções integrantes do acervo e, como o perfil foi criado antes mesmo dela ficar pronta, dá pra conferir algumas fotos da fase de pré-inauguração.

Biblioteca Mario de Andrade (BMA)

A BMA, fundada em 1925, é a maior biblioteca pública da cidade de São Paulo e a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional. Acompanhar o Instagram (@bibliotecamariodeandrade) da BMA torna inevitável ficar babando na programação INCRÍVEL que ela oferece. Não é a toa que a fila para participar de alguns eventos dá a volta no quarteirão.

Biblioteca Pública do Paraná

Fundada em 7 de março de 1857, essa biblioteca centenária marca presença no Instagram (@bibliotecapr) com fotos e vídeos de suas atividades. Recomendo a série de vídeos em homenagem as poetas paranaenses.

British Library

Uma biblioteca onde anualmente cerca de 3 milhões de itens novos são incorporados ao acervo não pode ser ignorada. O Instagram da British Library (@britishlibrary) é o sonho de consumo de quem é apaixonado por documentos raros. Vale a pena conferir!

Brooklyn Public Library (BPL)

Esse é o perfil de um sistema de bibliotecas. O BPL é o quinto maior sistema de bibliotecas públicas dos Estados Unidos e, como o nome indica, as bibliotecas integrantes atendem a região do Brooklyn. Você pode seguir o Instagram (@bklynlibrary) da BPL para acompanhar parte de uma programação diversa e curtir posts como o das imagens que usei aqui e aqui.

Burlington County Library System (BCLS)

Esse também é um perfil de um sistema de bibliotecas, mais especificamente do Sistema de Bibliotecas do condado de Burlington. Esse sistema atende 37 municípios. Minha parte favorita do Instagram deles (@bclsreads) é a criatividade das bookfaces que fazem.

New York Public Library (NYPL)

A NYPL existe a mais de 100 anos e possui cerca de 53 milhões de itens no acervo. Um pouco dele é compartilhado no Instagram (@nypl) da biblioteca. Adoro o fato deles buscarem engajamento para além das curtidas pedindo pros seguidores legendarem fotos curiosas, por exemplo. Também amo quando postam dúvidas antigas dos usuários.

As bibliotecas estão marcando cada vez mais presença no Instagram (deixei de citar meio mundo de instituições nesta postagem, inclusive). Vamos lá curti-las! Ah, não esqueçam de me dizer quais bibliotecas vocês acompanham no Instagram.

Até a próxima postagem! 🙂

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.