A Plataforma Acácia foi lançada em 2018 e tem como objetivo “[…] documentar as relações formais de orientação no contexto dos programas de pós graduação brasileiros” (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, [2019?]). Desenvolvida por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Cientometria da UFABC, essa plataforma usa os dados presentes na Plataforma Lattes (olha aí mais um motivo para manter o Currículo Lattes atualizado) para demonstrar como pesquisadores(as) se relacionam e se influenciam no tocante as orientações em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) e pós-doutorado.
Atualmente, 1.272.590 de acadêmicos(as) possuem suas relações de orientação inseridas na Plataforma Acácia. A última atualização de dados na plataforma ocorreu em julho de 2019 e há perspectiva de que uma nova atualização dela ocorra em um futuro breve.
Plataformas como essa podem ser muito úteis para explorarmos e entendermos como determinadas escolas teóricas estão circulando, se e como diferentes instituições de ensino tem influenciado e sido influenciadas, que tipo de parcerias elas tem estabelecido etc.
Além disso, a Plataforma Acácia nos ajuda a ter um vislumbre da influência que o trabalho docente – especialmente o de orientação – possui. Orientar é atuar na formação de novos(as) pesquisadores(as), é contribuir para que o pensamento científico siga se desenvolvendo. Assim sendo, as relações demonstradas pela Plataforma Acácia ajudam a ilustrar que um processo de orientação / formação de pesquisador(a) reverbera por muito tempo.
Navegar na Plataforma Acácia é muito simples. Basta digitar o nome de um(a) pesquisador(a) atuante no Brasil na caixa de busca disponível na página inicial da plataforma. Na lista de resultados, clique no nome de seu interesse e logo será exibida a lista de ascendentes (pessoas que orientaram, em nível de pós-graduação, o nome pesquisado) e descendentes (pessoas que foram orientadas, em nível de pós-graduação, pelo nome pesquisado).

Explicações sobre cada uma das métricas exibidas pela plataforma podem ser conferidas posicionando o cursor sobre a letra i existente ao lado do nome das métricas, localizado no resumo a esquerda.

Simples, não?! Naveguem pela Acácia e sejam metodologicamente criativos(as) na hora de utilizá-la em suas pesquisas e práticas profissionais.
Antes de ir, gostaria de agradecer ao prof. Jesús P. Mena-Chalco, coordenador do projeto, que gentilmente respondeu o e-mail que lhe enviei com alguns questionamentos.
Usou esta postagem? Então, faça a referência:
SANTOS, Izabel Lima dos. O que é a Plataforma Acácia? In: SANTOS, Izabel Lima dos. Estante de Bibliotecária. Fortaleza, 15 novembro 2021. Disponível em: https://estantedebibliotecaria.com/2021/11/15/o-que-e-a-plataforma-acacia/. Acesso em: dia mês ano.