O que é a Plataforma Acácia?

A Plataforma Acácia foi lançada em 2018 e tem como objetivo “[…] documentar as relações formais de orientação no contexto dos programas de pós graduação brasileiros” (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, [2019?]). Desenvolvida por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Cientometria da UFABC, essa plataforma usa os dados presentes na Plataforma Lattes (olha aí mais um motivo para manter o Currículo Lattes atualizado) para demonstrar como pesquisadores(as) se relacionam e se influenciam no tocante as orientações em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) e pós-doutorado.

Atualmente, 1.272.590 de acadêmicos(as) possuem suas relações de orientação inseridas na Plataforma Acácia. A última atualização de dados na plataforma ocorreu em julho de 2019 e há perspectiva de que uma nova atualização dela ocorra em um futuro breve.

Plataformas como essa podem ser muito úteis para explorarmos e entendermos como determinadas escolas teóricas estão circulando, se e como diferentes instituições de ensino tem influenciado e sido influenciadas, que tipo de parcerias elas tem estabelecido etc.

Além disso, a Plataforma Acácia nos ajuda a ter um vislumbre da influência que o trabalho docente – especialmente o de orientação – possui. Orientar é atuar na formação de novos(as) pesquisadores(as), é contribuir para que o pensamento científico siga se desenvolvendo. Assim sendo, as relações demonstradas pela Plataforma Acácia ajudam a ilustrar que um processo de orientação / formação de pesquisador(a) reverbera por muito tempo.

Navegar na Plataforma Acácia é muito simples. Basta digitar o nome de um(a) pesquisador(a) atuante no Brasil na caixa de busca disponível na página inicial da plataforma. Na lista de resultados, clique no nome de seu interesse e logo será exibida a lista de ascendentes (pessoas que orientaram, em nível de pós-graduação, o nome pesquisado) e descendentes (pessoas que foram orientadas, em nível de pós-graduação, pelo nome pesquisado).

Descrição: Print da parte superior da tela inicial da Plataforma Acácia. No topo dela aparece um menu com opções para navegação pela plataforma. Abaixo do menu, sobre um fundo verde claro, aparece nome da ferramenta e dados quantitativos básicos. Há também uma caixa de pesquisa para realizar buscas na plataforma.

Explicações sobre cada uma das métricas exibidas pela plataforma podem ser conferidas posicionando o cursor sobre a letra i existente ao lado do nome das métricas, localizado no resumo a esquerda.

Descrição: Print da tela de resultados da Plataforma Acácia. Nela aparece o nome pesquisador e abaixo dele, um resumo dos dados de cada métrica. Na direita há uma tabela em que é possível alternar entre a lista de ascendentes e descendentes acadêmicos do nome pesquisado. Na imagem está destacado o local em que é possível clicar para obter explicações básicas sobre as métricas fornecidas pela plataforma.

Simples, não?! Naveguem pela Acácia e sejam metodologicamente criativos(as) na hora de utilizá-la em suas pesquisas e práticas profissionais.

Antes de ir, gostaria de agradecer ao prof. Jesús P. Mena-Chalco, coordenador do projeto, que gentilmente respondeu o e-mail que lhe enviei com alguns questionamentos.

SANTOS, Izabel Lima dos. O que é a Plataforma Acácia? In: SANTOS, Izabel Lima dos. Estante de Bibliotecária. Fortaleza, 15 novembro 2021. Disponível em: https://estantedebibliotecaria.com/2021/11/15/o-que-e-a-plataforma-acacia/. Acesso em: dia mês ano.