Livros sobre plágio e direito autoral

Oi, pessoas!

As recomendações de leitura de hoje giram em torno de um tema meio polêmico e que ainda não é tão discutido assim na área de Biblioteconomia: o plágio e o direito autoral. Para quem atua no meio acadêmico – seja como bibliotecária/o, docente, discente e afins – o estudo e debate desse tema é urgente e penso que as publicações abaixo fornecem subsídios interessantes para nossa reflexão. Espero que as sugestões contribuam para formação de vocês.

Foto das capas de livros sobre plágio.

#PraCegoVer: Fotografia colorida. Sobre fundo florido estão o livro Direito autoral, propriedade intelectual e plágio e o livro Autoria e plágio. Na canto direito há uma caneta vermelha. Fonte da imagem: Izabel Lima

SILVA, Rubens Ribeiro Gonçalves da (Org.). Direito autoral, propriedade intelectual e plágio. Salvador: EDUFBA, 2014.

Essa coletânea é composta por nove capítulos e discute a problemática do plágio e do direito autoral a partir de várias perspectivas. Existem autores/as falando sobre direito autoral no âmbito do teatro, da internet, da educação a distância, da universidade, dentre outros. Essa diversidade ajuda a ter ideia de como o debate em torno desse tema é amplo. E olha só que legal, a obra está disponível para download no repositório da Universidade Federal da Bahia.

BIANCHETTI, L.; ZUIN, A. A. S.; FERRAZ, O. Publique, apareça ou pereça: produtivismo acadêmico, “pesquisa administrada” e plágios nos tempos da cultura digital. Salvador, EDUFBA, 2018.

Esse livro acabou de chegar no mercado e li o exemplar que a colega Rafaela Sales me emprestou. Valeu, Rafaela! 🙂 O foco dessa publicação é o meio acadêmico e se divide em três capítulos, a saber: Publicar para não perecer: limites e possibilidades do trabalho na pós-graduação stricto sensu em tempos de “pesquisa administrada”; Publicar para aparecer e permanecer: o produtivismo acadêmico nos tempos da cultura digita; Do texto ao hipertexto: decorrências da produção e veiculação do conhecimento.

Os autores falam de produtivismo e discutem aspectos relacionados ao famoso publique ou pereça que paira sobre a cabeça de todos nós que teimamos em fazer pesquisa. Gostei que há uma postura crítica no texto deles e isso permite refletir não apenas sobre plágio, mas também sobre os critérios que norteiam a vida acadêmica.

KROKOSCZ, Marcelo. Autoria e plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores. São Paulo, Atlas, 2012.

O professor Marcelo Krokoscz é uma referência na pesquisa sobre a temática do plágio, especialmente aquele ocorrido no âmbito acadêmico. Nesse livro ele fala da origem, significados, tipos, causas e maneiras de combater o plágio. Como o foco dele é o ambiente de ensino, sua abordagem segue uma linha que foca na formação do estudante/pesquisador como caminho para evitar esse tipo de conduta.

A escrita dele é didática e de fácil entendimento. Uma coisa que gostei nesse livro é o fato de existirem questões para refletir ao final de cada capítulo e de haver um capítulo inteiro – o sexto – com uma lista de exercícios para fixar melhor os conceitos e tipos de plágio existentes.

BRANCO, Sérgio; BRITTO, Walter. O que é Creative Commons?: novos modelos de direito autoral em um mundo mais criativo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

Esse livro não trata especificamente do plágio, mas apresenta de uma maneira didática as licenças Creative Commons, pois falar de direito autoral sem falar dessas licenças e das possibilidades que elas oferecem é negligenciar uma parte importante do debate. Gosto muito da estrutura desse livro e já fiz uma resenha completa dele aqui no blog. Ah, e sabe o que é legal também? Dá pra acessá-lo gratuitamente na Biblioteca Digital da FGV.

Para se aprofundar nesse tema, você pode conferir três textos aqui do blog Propriedade Intelectual – Um pouco de História e Conceitos Básicos , Patentes: Aspectos básicos e Basicão sobre Direitos Autorais.

Até a próxima postagem! 🙂