O ResearcherID acabou?

Alguns dias atrás escrevi uma postagem aqui no blog explicando por quais razões você deve possuir e manter atualizado o seu ORCID. Hoje vou continuar falando sobre identificadores de autor ao tratar de um identificador que passou por um rebranding grande: o ReseracherID.

Criado em 2008 pela Thomson Reuters (atualmente denominada Clarivate Analytics) para atuar como um identificador único de autor e, assim, resolver problemas de atribuição de autoria de trabalhos acadêmicos, o ReseracherID, provavelmente, foi a primeira iniciativa desse tipo que atingiu significativa adesão entre pesquisadoras(es) ao redor do mundo.

Descrição da imagem: Print mostrando perfil no ReseracherID. A parte superior possui um menu com as opções Home, My Researcher Profile, Refer a Colleague, Logout, Search, Interactive Map e EndNote. Abaixo desse menu estão os dados de identificação da pesquisadora a que se vinculava o perfil. Aparecem informações como nome, cargo, instituição, e-mail e códigos outros identificadores. Abaixo da área de identificação aparece parte da lista de publicações da pesquisadora.

Com o passar do tempo e por questões diversas, o ORCID acabou se destacando no cenário de identificadores de autoria, mas o ReseracherID nunca deixou de existir. É fato que ele ficou alguns anos sem atualizações em sua interface e recursos de integração, mas, como indicado no começo desse texto, ele passou por um processo de rebranding que teve o resultado liberado para o público em 2019 e que pretende oferecer uma experiência mais rica para quem usa esse recurso.

Mas, afinal, que mudança foi essa, Izabel?

A partir de abril de 2019 todos os registros do ReseracherID foram movidos para o Publons, uma plataforma da Clarivate Analytics que oferece uma infraestrutura para verificação de autoria, visibilidade para contribuições editoriais, currículo on-line e métricas de citação.

A verificação de autoria que o Publons fornece se baseia no uso do ReseracherID e, atualmente, consiste em interligar “[…] as publicações de uma pessoa através de todos os produtos da Web of Science“. Então, respondendo a pergunta que aparece no título desse post: Não, o ReseracherID não acabou, mas hoje ele não é mais uma ferramenta independente e sim um dos muitos recursos que integram o Publons.

Descrição da imagem: Print mostrando perfil no Publons. No cabeçalho há espaço para foto, nome, variações de nome, cargo e vinculação institucional. No canto superior direito aparece o ReseracherID. Nessa imagem ele está destacado por um retângulo laranja. Abaixo do cabeçalho, no lado esquerdo há um menu para navegar pelo perfil e no lado direito aparecem as opções Research Fields e Identifiers.

O Publons se conecta com várias plataformas, entre elas estão ORCID, EndNote e Mendeley, o que facilita a inserção e atualização dos trabalhos na base de dados dessa ferramenta. Por centrar-se no universo de produtos da Web of Science (WoS) algumas das funcionalidades que acho mais interessantes na ferramenta – métricas de citação e atribuição de créditos por atuação em processos de revisão por pares – não contemplam adequadamente a atuação de quem não está inserido no clubinho de publicações abarcadas pela WoS. Vejamos como isso ficará com o passar do tempo.

Se chegou até aqui, talvez você esteja se perguntando se “vale a pena” (tá entre aspas porque tenho ressalvas a essa expressão) criar um perfil no Publons e, por extensão, ter um ReseracherID para chamar de seu.

Se não tiver nenhum motivo específico e / ou obrigatório para criar um perfil no ReseracherID e / ou estiver começando a se inteirar no mundo dos identificadores de autoria e afins, comece pelo ORCID, pois, há grande chance dele lhe ser útil mais rápido. Acostume-se com o ORCID e mantenha ele atualizado, pois assim, se e quando houver necessidade de utilizar o ReseracherID, você poderá conectar as ferramentas e se beneficiar das opções de importação e exportação de dados que elas possuem.

Usou esta postagem? Então, faça a referência:

SANTOS, Izabel Lima dos. O ResearcherID acabou? In: SANTOS, Izabel Lima dos. Estante de Bibliotecária. Fortaleza, 14 maio 2021. Disponível em: https://estantedebibliotecaria.com/2021/05/14/o-researcherid-acabou/. Acesso em: dia mês ano.

Uma resposta em “O ResearcherID acabou?

  1. Pingback: Identificação de autoria: Scopus Author ID e IraLis | Estante de Bibliotecária

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.