A Biblioteconomia em 280 caracteres

twitter
Twitter é a mídia do que está acontecendo agora. Fonte: Pixabay

A Biblioteconomia brasileira não parece curtir muito o Twitter e isso é uma pena porque tem muito conteúdo importante e divertido na mídia social do passarinho azul. Na postagem de hoje, vou listar algumas @’s (só algumas mesmo) que falam sobre temas de interesse da Biblioteconomia e que, se você estiver perdido ou pensando em passar a frequentar a timeline (TL) do Twitter, vale a pena acompanhar.

PESSOAS

(Antes de qualquer coisa, um aviso: muitos perfis no twitter são uma mistura de pessoal + profissional, então não espere que a pessoa fique 24/7 falando de Biblioteconomia).

Julián Marquina: Ele posta, principalmente, sobre mídias sociais, bibliotecas, arquivos e práticas profissionais nesses ambientes. Além de produzir conteúdo, ele divulga muito material de qualidade elaborado por outras pessoas / instituições.

Ronaldo Araújo: Professor da UFAL e dono de uma TL repleta de informações sobre métricas, divulgação científica e acesso aberto. Tuítes em português e inglês.

Iara Vidal: Eis a pessoa da altmetria no Brasil. Além de tuítes sobre esse tema, a Iara posta sobre acesso aberto, vida acadêmica e mil coisas mais. A TL dela é de uma leveza que <3.

Enrique Muriel: Nessa timeline você encontra tuítes sobre acesso aberto, publicações periódicas, privacidade na web, mídias sociais e afins. Tuítes em espanhol e inglês.

Jorge do Prado: Nessa TL você encontra postagens sobre mídias sociais, periódicos, bibliotecas, eventos de Biblioteconomia e uns questionamentos bem interessantes.

INSTITUCIONAIS

Social Biblio: Esse perfil pertence a um grupo espanhol que se define como uma comunidade de compartilhamento de práticas entre profissionais da informação. O foco das postagens deles é o uso de mídias sociais e demais tecnologias da informação nas bibliotecas. Tuítes em espanhol.

CRB 3: O Conselho Regional de Biblioteconomia da 3ª região tem mantido presença no Twitter nos últimos anos. Os tuítes focam em comunicados, eventos e notícias sobre a área.

Febab: Os tuítes são sobre seus eventos, publicações e debates, mas também abrem espaço para conteúdo produzido por outros canais. Adoro que sempre respondem as perguntas feitas por lá.

PRA SE DIVERTIR

Fake Library Statistics: Essa @ se dedica a postar estatísticas falsas (será???) e divertidas sobre o dia a dia na biblioteca. Nessa TL você pode ler coisas como “99% dos bibliotecários tem um cabeçalho de assunto favorito” (99% of librarians have a favorite subject heading) ou “25% dos bibliotecários planejam assombrar a biblioteca depois que morrerem” (25% of librarians plan to haunt the library after their death).

Sei que muitas dessas pessoas e instituições estão em outras redes também e que talvez vocês já as sigam nelas, mas curto a dinâmica do Twitter e consigo acompanhar bem melhor as postagens por lá do que em outras mídias. Por isso indico. Além do mais, me incomoda ver a maioria do conteúdo relacionado a Biblioteconomia postado em uma única mídia social. Esse tipo de concentração não é saudável e está passando da hora de revermos isso.

Por fim, se vocês aparecerem lá pelo Twitter aproveitem pra seguir a @ aqui do bloguinho também. Inté! 🙂

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.