Desiderata é um termo do latim que significa “coisas desejadas”. Na área de Biblioteconomia é usado para designar uma “lista de livros e outros documentos desejados pela biblioteca para possível aquisição.” (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 120). Weitzel (2012) afunila um pouco mais essa definição ao considerar a desiderata como uma lista de itens que foram aprovados para incorporação ao acervo por cumprirem os critérios estabelecidos previamente pela biblioteca.

Fonte: Izabel Lima
Algumas definições, como a de Maire (1896 apud WEITZEL, 2012), denominam de desiderata uma lista de solicitações de aquisição feita pelos usuários da biblioteca. Normalmente, esse tipo de solicitação é realizado através de formulários específicos.
No caso de aquisições realizadas visando atender sugestões, recomenda-se informar ao usuário solicitante quando o material estiver disponível no acervo.
Obviamente que nem sempre conseguimos atender todas as sugestões de aquisição, mas ter uma lista desse tipo elaborada e atualizada pode contribuir para realização de um desenvolvimento de coleções melhor alinhado com as necessidades da comunidade.
Curiosidades!
Desiderata é o título de um bonito poema do escritor estadunidense Max Ehrmann.
A palavra desiderata também existe nos idiomas espanhol e italiano significando, respectivamente, lista de coisas para obter e desejado.
Até a próxima postagem! 🙂
REFERÊNCIAS
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008. 451 p.
WEITZEL, Simone da Rocha. Desenvolvimento de coleções: origem dos fundamentos contemporâneos. Transinformação, Campinas , v. 24, n. 3, p. 179-190, Dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tinf/v24n3/a03v24n3.pdf> Acesso em: 07 fev. 2018.
Poema lindo, uma oração!
CurtirCurtido por 1 pessoa