#BiblioTermos – Desiderata

Desiderata é um termo do latim que significa “coisas desejadas”. Na área de Biblioteconomia é usado para designar uma “lista de livros e outros documentos desejados pela biblioteca para possível aquisição.” (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 120). Weitzel (2012) afunila um pouco mais essa definição ao considerar a desiderata como uma lista de itens que foram aprovados para incorporação ao acervo por cumprirem os critérios estabelecidos previamente pela biblioteca.

Monday_ (1)

Fonte: Izabel Lima

Algumas definições, como a de Maire (1896 apud WEITZEL, 2012), denominam de desiderata uma lista de solicitações de aquisição feita pelos usuários da biblioteca. Normalmente, esse tipo de solicitação é realizado através de formulários específicos.

No caso de aquisições realizadas visando atender sugestões, recomenda-se informar ao usuário solicitante quando o material estiver disponível no acervo.

Obviamente que nem sempre conseguimos atender todas as sugestões de aquisição, mas ter uma lista desse tipo elaborada e atualizada pode contribuir para realização de um desenvolvimento de coleções melhor alinhado com as necessidades da comunidade.

Curiosidades!

Desiderata é o título de um bonito poema do escritor estadunidense Max Ehrmann.

A palavra desiderata também existe nos idiomas espanhol e italiano significando, respectivamente, lista de coisas para obter e desejado.

Até a próxima postagem! 🙂

REFERÊNCIAS

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008. 451 p.

WEITZEL, Simone da Rocha. Desenvolvimento de coleções: origem dos fundamentos contemporâneos. Transinformação,  Campinas ,  v. 24, n. 3, p. 179-190,  Dez.  2012. Disponível em:  <http://www.scielo.br/pdf/tinf/v24n3/a03v24n3.pdf&gt; Acesso em: 07 fev. 2018.

Uma resposta em “#BiblioTermos – Desiderata