#BiblioTermos – Literatura Cinzenta

A literatura cinzenta também é chamada de gray/ grey literature, semi-published reports, shadow literature, underground literature e unpublished reports. A 4ª Conferência Internacional sobre Literatura Cinzenta (1999) define este tipo de literatura como sendo aquilo “[…] que é produzido em todos os níveis do governo, institutos, academias, empresas e indústria, em formato impresso e eletrônico, mas que não é controlado por editores científicos ou comerciais”.

Outros aspectos comumente usados para definir esse tipo de literatura são aqueles relacionados ao processo de produção e acesso a esse tipo de documento. Alguns deles são: semi-publicação (ausência de editor), circulação restrita, acesso e disponibilidade limitados, falta de sistematização e dificuldade de localização (ALMEIDA, 2000).

627_GreyNet_Logo_with_strapline
Logomarca da GreyNet

Há poucas produções sobre este tema, mas a Grey Literature Network Service (GreyNet), fundada em 1992, na Holanda, é uma instituição que busca distribuir informações sobre literatura cinzenta entre aqueles/as interessados na temática. Suas principais atividades incluem as Conferências Internacionais sobre Literatura Cinzenta (cuja primeira edição ocorreu em 1993), a criação e manutenção de recursos baseados na web e o desenvolvimento curricular sobre o tema (SANTOS, 2016).

Outras instituições de destaque são o National Technical Information Service (NTIS) , nos Estados Unidos, e o System for Information on Grey Literature in Europe (OpenGrey) que é uma iniciativa europeia que serve de referência para o mundo todo. No Brasil a literatura cinzenta ainda carece de maior atenção. Entretanto, um exemplo de boas práticas é a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Maria do Rosário Guimarães. Literatura cinzenta: teoria e prática. São Luís: Universidade Federal do Maranhão: Sousa Andrade, 2000.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE LITERATURA CINZENTA, 4., 1999, Washington. O que é literatura cinzenta? Washington, 1999. Disponível em: <http://ses.sp.bvs.br/local/File/literatura%20cinzenta_trad.pdf> Acesso em: 04 fev. 2018.

SANTOS, Izabel Lima dos. Literatura cinzenta. Biblioo. 2016. Disponível em: http://biblioo.cartacapital.com.br/literatura-cinzenta/ Acesso em: 2 jan. 2018.

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.