
Logomarca do Pinterest.
O Pinterest é uma mídia social baseada no compartilhamento de imagens e que se autoproclama o catálogo mundial de ideias. E olha, tendo a concordar. 🙂
Diferente do Instagram – outra rede social onde muita gente expõe sua criatividade em fotos – o Pinterest não visa somente o compartilhamento de fotografias tiradas pelos usuários, mas também o de imagens anteriormente compartilhadas em qualquer site na Internet.
As imagens compartilhadas nessa rede social são chamadas de pins e são organizadas pelos usuários em painéis (pinboards). As imagens podem ser acompanhadas de descrições e, no caso de imagens compartilhadas de sites da web, o link para a postagem original é feito automaticamente pela plataforma. Além dos painéis criados pelos usuários, o Pinterest também organiza as imagens por categorias gerais, como moda, animais, livros, música e etc e permite a pesquisa dentro dessas categorias.
Um dos temas que acompanho mais de perto no Pinterest são ideias postadas por bibliotecas e bibliotecários/as e que me ajudam a pensar em ações para desenvolver na biblioteca onde atuo ou, simplesmente, me encantar com a criatividade de alguns profissionais. Recomendo também o perfil da Biblioteca Pública de Nova Iorque (NYPL).
O bacana de acompanhar o perfil da NYPL e de outras bibliotecas é ir vendo possibilidades de postagens para sua biblioteca, caso você decida criar um perfil pra ela no Pinterest. Aliás, se a biblioteca na qual você trabalha atende o público das áreas de moda, design, fotografia e áreas relacionadas, ter um perfil nessa rede social pode ser uma maneira de conhecer melhor o mundo da sua comunidade de usuários e interagir com eles de um jeito mais próximo, falando a mesma língua.

Print de parte do meu perfil no Pinterest.
Se você quiser buscar inspiração para decoração ou atividades para realizar na biblioteca é possível navegar entre centenas de painéis de amantes de livros, bibliotecas e leitura. Tem tanta ideia linda e fofa, especialmente de/para bibliotecas escolares e públicas. Vale a pena praticar o inglês e explorar os painéis de bibliotecas de outros países. Tem muitas dicas ótimas. 🙂 Aproveite o Pinterest para arejar a mente e libertar o profissional criativo que existe dentro de você.
Se você não faz ideia de por onde começar, me procura por lá e acompanha meu painel Bibliotequices.
Até mais!
Pingback: Biblioteconomia e mídias sociais: algumas considerações | Estante de Bibliotecária