Faz uma semana que acabou o CBBD e ainda não postei nada sobre o evento. Culpa de outubro que está sendo um mês de tirar um fôlego. Tem tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que mal tenho tido condições de acompanhar o blog.

Essa sou eu, toda fofa, apresentando relato de experiência sobre a Semana de Metodologia & Produção Científica
O CBBD não foi perfeito – nenhum evento é perfeito, na verdade – mas, ao menos pra mim, teve mais pontos positivos do que negativos. Adorei conhecer alguns profissionais que admiro e trocar experiências com colegas de outras instituições. Foi muito bom apresentar trabalhos no evento e ver que ações que desenvolvemos na UFC despertaram a curiosidade de bibliotecários dos quatro cantos do país. Meus colegas e eu adoramos a troca de ideias. Vamos manter contato e continuar trocando figurinhas? 😉
Amei a palestra do Prof. Julio Jatuf. A apresentação dele sobre Biblioteconomia Social foi muito inspiradora e ele é uma simpatia. Também foi excelente a palestra intitulada Bibliotecas e Democracia, do Peter Macload.
Outro ponto positivo do evento foi eles terem aberto espaço para grupos que normalmente não estão em eventos da área. Isso permitiu discutir sobre bibliotecas prisionais, sobre o papel das bibliotecas para as comunidades indígenas, trouxe as discussões sobre gênero para o evento, além de outras temáticas.
Teve um EXCELENTE “Conversando sobre Gênero” com a Helena Vieira, o Marcos Antonio, o Gláucio Barreto – virei mais fã ainda da sua pesquisa, Gláucio! – e o Carlos Wellington. Espero, de verdade, que essa e outras discussões estejam presentes em futuros eventos da área, pois, diferente do que pensam alguns, bibliotecas são sim lugar de discussão, de política e de resistência.
*****
Agora, corta pro Bibliocamp Fortaleza!
Dia 21 de novembro aconteceu o Bibliocamp Fortaleza. Eu nunca tinha participado desse tipo de evento e foi uma ótima experiência. Talvez eu quase tenha ido as lágrimas com algumas falas. Ri bastante e aprendi muito com a experiência. Teve também o momento em que gaguejo horrores enquanto falo sobre o Estante de Bibliotecária.
Agradeço demais ao Edvander, a Fabíola, a Sara e a Ana Luiza pelo convite para participar do evento. Aprendi tanto com meus colegas e esse aprendizado me deixou motivada e orgulhosa de ser bibliotecária. Muito amor ❤ para todos/as que participaram do Bibliocamp e que tenhamos muito mais espaços e discussões como essa.
*****
E para encerrar essa postagem, gostaria de agradecer muito a todos os palestrantes, participantes e apoiadores da II Semana de Metodologia & Produção Científica. Obrigada por terem aceitado o chamado da biblioteca e por ajudarem esse evento a ganhar forma e sentido.
É isso amores, nos vemos nas próximas postagens! 🙂