6 ferramentas que uso para produzir conteúdo

Desde que comecei o blog (e todas as outras facetas que ele assumiu ao longo dos anos) as ferramentas que utilizo para organizar, rascunhar e dar forma definitiva as postagens mudaram um pouco. Na postagem de hoje compartilho as que mais tenho utilizado ao longo de 2020.

Fonte: Pixabay

Alertas

Essa é bem famosa, pois trata-se do sistema de alertas do Google. Comecei usando a “versão” dessa ferramenta incorporada ao Google Acadêmico para acompanhar produções acadêmicas sobre meus temas de interesse e, com o tempo, comecei a usar o Alertas do Google propriamente dito. Essa ferramenta permite acompanhar um assunto / tema em notícias, blogs e outros tipos de sites.

Canva

Essa é a ferramenta queridinha de produtores de conteúdo. Uso o Canva a cerca de 4 anos em diferentes instâncias do meu trabalho. É uma ferramenta com recursos ótimos para produzir os mais variados tipos de documentos com um design mais atrativo. Uma das vantagens de usar ferramentas como essa é que, se você for atenta, consegue trabalhar seu olhar e habilidades para aplicar noções básicas de design quando estiver trabalhando com outros instrumentos. Então, não ache que o Canva é um fim em si mesmo. #ficaadica

Keep

O Google Keep talvez seja a versão melhorada de um bloco de notas mais interessante disponível no mercado, pois, embora possua alguns recursos de categorização de conteúdo, ele se mantem fiel a ideia de ser uma ferramenta para fazer anotações rápidas e sem firulas. Os recursos extras que ele incorporou – como as caixas de marcação – não foram feitos pra ampliar as funções básicas da ferramenta, mas sim deixá-la ainda mais simples e adequada para ser usada em anotações corriqueiras como, por exemplo, fazer uma lista de compras. Adoro a interface limpa dele para rascunhar postagens.

MailChimp

Uso o MailChimp para enviar a Newsletter Estante de Bibliotecária. Gosto dessa ferramenta porque ela me permite pré-formatar o layout da newsletter de um jeito relativamente simples. Isso me poupa um bocado de tempo. Além disso, as ferramentas de gerenciamento de inscritos e métricas de interação com conteúdo são boas.

Pocket

O Pocket é uma espécie de versão 2.0 da barra de favoritos do computador, pois permite o armazenamento e gerenciamento de links. Como tenho um pouco de aflição com listas de favoritos bagunçadas, utilizo essa ferramenta para guardar os links de conteúdos que pretendo consultar a médio e longo prazo separados por tags. Também é possível usá-lo, especialmente se você instalar o aplicativo, para ter sempre mão aquela lista de links que você salvou “para ler mais tarde”, mas nunca lê. Se liga?

Trello

Essa é uma ferramenta que já foi e voltou pra minha vida algumas vezes. No momento, tenho usado ela para organizar o meu fluxo e ritmo de trabalho aqui na Estante e também em outros projetos, mas isso é papo pra depois. Diferente de outros períodos tenho experimentado mais os recursos e jeitos de incorporar o Trello na organização, então talvez agora eu consiga aproveitar melhor o potencial dele.

Existem algumas outras ferramentas as quais também recorro dependendo da situação, mas, por ora, as 6 listadas acima são as que mais tem me acompanhado na produção de conteúdo aqui para Estante de Bibliotecária.

Até a próxima postagem! 🙂

3 comentários em “6 ferramentas que uso para produzir conteúdo

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.