Resenha – Olhares em movimento sobre a transversalidade dialógica da Biblioteconomia e Ciência da Informação

JESUS, Mirleno Livio Monteiro de; MOUTINHO, Sônia Oliveira Matos (Org.). Olhares em movimento sobre a transversalidade dialógica da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Teresina: IFPI, 2019.

Essa coletânea chegou na minha estante ano passado durante a Bienal do Livro, foi presente do colega Hernandes Andrade, mas só recentemente concluí a leitura dela. São 10 capítulos cujo conteúdo mescla reflexões teóricas com a descrição e discussão de experiências práticas.

Como o próprio título indica, a proposta do livro é ser transversal e por isso os capítulos cobrem temáticas variadas tais como, estágio supervisionado, literatura de África, informação científica, práticas de leitura, biblioterapia, repositório institucional, cultura e memória.

Dentre os capítulos gostaria de destacar dois a fim de ilustrar a qualidade e variedade do conteúdo contemplado nesse livro.

O primeiro deles é intitulado “Repositório Institucional como dispositivo de visibilidade da produção científica do Centro de Humanidades da UFC”, de autoria de Gabriela Belmont, que apresenta a metodologia adotada por um projeto de extensão para alinhar a produção das/os docentes do Centro de Humanidades com o conteúdo arquivado no repositório. Com certeza uma experiência que pode inspirar ações semelhantes em outros contextos.

O segundo capítulo destacado possui forte carga emocional envolvida e autores demonstraram sensibilidade em relatar a experiência que vivenciaram. Ele tem como título “Alice no País das Maravilhas e os sabores de sua leitura: uma interlocução biblioterapêutica entre a personagem e uma paciente oncológica infantil” e é de autoria de Lucas Veras de Andrade e Ana Caroline Viana de Melo. Ainda é raro encontrarmos relatos em português de experiências práticas de biblioterapia e esse artigo vem contribuir para o preenchimento dessa lacuna.

Essa coletânea é uma boa nova para o fortalecimento de discussões já iniciadas na área e também para o estabelecimento de novos debates e ramificações. É possível fazer o download do livro nesse link. Boa leitura! 🙂

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.