Tem newsletter para você

Eu sou uma entusiasta da Web e das mídias sociais, pois acredito que esses recursos oferecem muitas novas (ou não tão novas assim) possibilidades para as bibliotecas e bibliotecários/as. Mas eu também sou a pessoa que não tem mais WhatsApp e que ficou mais de um ano ininterrupto sem Facebook.

icon-1798271_640

Você tem uma nova mensagem. Fonte: Adaptado de Pixabay.

Nesse período acabei me aproximando de recursos informacionais que eu não utilizava tanto. Foi uma experiência bem interessante e enriquecedora porque se eu quisesse me manter atualizada, independente de ser uma atualização sobre Biblioteconomia ou outros assuntos, eu não podia mais contar com o feed do Facebook e muito menos com os grupos de WhatsApp.

Acabei incorporando alguns recursos a minha rotina de consumo informacional e o que mais passei a utilizar foram as newsletters. Para quem não conhece, a newsletter é um tipo de e-mail informativo enviado com certa regularidade. Essa é uma ferramenta muito usada para enviar propaganda, mas nos últimos 3 ou 4 anos cresceu o número de pessoas e instituições que a utilizam para compartilhar os mais variados tipos de assuntos.

Eu acompanho newsletters sobre mercado editorial, gastos públicos, leitura, literatura, open access, viagens, aleatoriedades e etc. Gosto desse formato porque posso escolher o que receber no meu e-mail, ler com calma, manter um contato direto e exclusivo (privado) com seus autores e não fico a mercê da boa vontade do Facebook (voltei a ele a, mais ou menos, 1 ano) achar que algo é relevante para mim e exibi-lo na minha timeline.

Newsletters são ótimos espaços para acompanhar tendências e discussões. Dependendo do tipo de conteúdo, uma newsletter pode se caracterizar como uma lista de links e/ou resumos. Porém a grande maioria das que assino tem um conteúdo mais amplo e, muitas vezes, elaborado especificamente para ser compartilhado através desse formato. Já li resenhas, reflexões, entrevistas e explicações maravilhosas em newsletters e uma boa parte desse material não está disponível em outros canais.

Infelizmente (ainda?) não encontrei nenhuma newsletter escrita em português e dedicada exclusivamente a Biblioteconomia #ficaadica. Se você conhecer alguma, por favor, me avisa. E se você ficou curioso/a e quer conhecer e experimentar esse canal de comunicação deixo aqui o link para uma lista, elaborada pela Aline Valek, que contem nome, responsável pela publicação e link de assinatura para dezenas de newsletters diferentes. Se joga! 🙂

2 respostas em “Tem newsletter para você

1. Oi!
    Os e-mails que o WordPress envia estão mais para alertas que pra uma newsletter.
    Já somos duas sobreviventes a períodos sem Facebook. Acho que devemos fazer uma comunidade no Orkut para trocarmos experiências 😉 😀

Curtido por 1 pessoa

2. ola! li este post na newsletter do estante bibliotecaria. ou não é uma newsletter? agora fiquei na dúvida. hehe A cada novo texto publicado chega para mim, muito bom!
    também fiquei um tempo fora do facebook e sobrevivi.
    abraço

Curtido por 1 pessoa